top of page

Precisamos falar sobre as crianças


Já não é de hoje que enfrentamos problemas ao construir comunicação para crianças. Por estarem em fase de formação, os pequenos são extremamente vulneráveis aos estímulos que recebem. É por esse motivo que a educação primária, aquela que recebemos dos nossos pais durante nossa infância e que nos ajuda a construir nosso quadro de valores éticos, é trabalhada nesse período.

Acontece que já fazem alguns anos que a comunicação teve que começar a se preocupar com o que era produzido para esse público e passou a ter um viés específico que trabalha a responsabilidade social e a educação, já que crianças tendem a repetir aquilo que veêm. Mesmo assim são inúmeros os casos de publicidade infantil abusiva, que pode influenciar negativamente eles.

É por isso que precisamos falar sobre as crianças. Precisamos falar delas porque pipocam todos os dias diversos vídeos de pequenos e pequenas fazendo algo moralmente errado ou inadequado para sua idade. O exemplo mais comum disso é aquele vídeo que você muito provavelmente compartilhou no perfil do facebook ou no grupo do whatsapp onde uma criança dançava despreocupadamente uma música com teor sexual. É fofo mas é errado. Que tipo de estímulo essa criança recebeu em casa ou/e que tipo de estímulo ela recebeu ao sair de casa?

Existe nos dias de hoje uma aceleração do amadurecimento das crianças que nos deixa insensível ao cuidado que devemos ter ao produzir para elas. Mesmo que não pareça, os pequenos ainda são facilmente influenciados pelo que veêm e escutam. É por esse motivo que diversos comerciais como o famoso 'Compre batom' que todos já conhecem, foram regulamentados e que canais como o Discovery Kids e seus desenhos didáticos se tornaram populares entre pais e filhos.

Não são poucos os casos onde escuto pessoas repetirem o já conhecido bordão 'essa juventude está perdida' enquanto compartilha o video que comentei antes. Mas será que não é um dever de todos falar sobre as crianças? Cuidar para que os futuros gestores e líderes não sejam influenciados pelo que não devem? Será que não é dever do comunicador influenciar positivamente por meio da comunicação assim como é dever dos pais garantir uma educação de qualidade? Será que não é dever de todos nós cuidar para que a juventude "não se perca"? Será que não devemos pensar desde cedo no tipo de líder que estamos formando ao expor crianças ao tipo de influência errada?

Precisamos falar sobre as crianças, e precisamos urgente. Precisamos para que a próxima geração de gestores não seja uma massa acostumada a dizer sim para tudo e que faz qualquer coisa para chamar atenção. Precisamos para que os próximos gestores não sejam um grupo de pessoas que influencie negativamente a sociedade.

É preciso falar sobre elas para garantir uma formação de qualidade de líderes que tenham consciencia da comunidade e da sociedade em que irão viver, que tenham consciência dos seus atos e das consequencias que eles podem gerar.

Abraços,

Lisa

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page